Estas são algumas regras de comportamento para que você não faça feio em um jogo de RPG:
• Se você é iniciante, não queira bancar o penetra e entrar em um grupo de jogadores experientes (a menos, é claro, que tenha sido convidado). A partida só transcorre bem quando todos os jogadores conhecem as regras e essas regras não podem ser ensinadas a um novato em cinco minutos. Você pode atrapalhar tudo, ou sentir-se colocado de lado. Muito melhor é formar seu próprio grupo para que todos aprendam as regras juntos.
• Quando participar de uma partida como visitante em um grupo já formado, seja como jogador ou como Mestre, esteja preparado para manter a mente aberta. Não existe uma maneira certa ou errada de jogar RPG, e cada grupo tem sua própria maneira de jogar, sua própria visão das regras. Se você tentar impor seu próprio estilo aos outros, só vai conseguir aborrecê-los — e não será mais convidado para jogar.
• Não roube a cena. É verdade que um único jogador pode ser responsável pelo sucesso de toda a aventura, mas não force a barra para ser esse jogador. Deixe os companheiros agirem também. Alguns jogadores são tão chatos que o Mestre joga seus personagens em calabouços, amarrados, amordaçados e inconscientes — e nem assim eles deixam os outros falarem!
• Não tente colocar o Mestre na parede. Nada mais chato que um “advogado de regras” que tenta invocar regulamentos obscuros para sair de uma situação difícil . Prefira sair da enrascada com uma solução criativa, e o Mestre irá recompensá-lo por isso. Confie no Mestre. O papel dele é divertir os jogadores, e não jogar contra eles.
• Por outro lado, se você é Mestre, não seja injusto com os jogadores. Ouça suas queixas e reconheça estar errado quando for o caso. Seja benevolente, permita que um plano bem bolado funcione — mesmo que as chances disso acontecer sejam pequenas. Roube a favor deles em algumas jogadas de dados. Coloque na bolsa do orc morto aquele item mágico de que eles precisavam para curar a doença do companheiro. Apenas não deixe as coisas fáceis demais: sem desafio, a aventura fica chata.
• Nunca se esqueça, o RPG é apenas um jogo — e um jogo onde ninguém ganha ou perde. Não vale a pena discutir com um jogador porque o ladrão dele roubou sua bolsa de moedas; eram moedas de mentirinha. Não brigue com o Mestre porque recebeu uma espada amaldiçoada; a maldição é imaginária. Não saia da mesa pisando duro quando seu personagem morrer; ele não era real, e você pode fazer outro. Seja conciente e trabalhe em equipe com seus amigos.