sábado, 10 de dezembro de 2011

Especial RP


RPG ou Role-playing Game ("jogo de interpretação de Personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente, ou seja, não se trata de uma historia pronta e sim uma historia que vai se desenvolvendo a medida que os jogadores vão criando suas ações. Como qualquer outro jogo, há regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou não fazer.

Para um jogador se iniciar no RP, é preciso inicialmente que tenha noção dos dois pontos que considero a base para o jogo:
 * criação e "incorporação" do seu personagem
 * regras que definem o RP de forma técnica


 Então coloquei neste note, de forma simplificada, 10 regrinhas básicas que todo jogador deve saber:

*** 1 - Fazer o BG: ponto de partida, nele esta contido as caracteristicas e historia do personagem. 

2 -  Assumir seu personagem:  uma vez estabelecidas tais caracteriasticas,  você imagina como é seu personagem e procura fingir que é ele. O comportamento e atributos do personagem é definido pelo jogador e não pode ser "esquecido" dentro do RP.   Então quando for criar seu personagem, faça da forma que lhe for convenientee que facilite sua interpretação; ex. um personagem pode ter as mesmas caracteristicas reais do jogador, assim como pode possuir comportamento totalmente oposto, vai depender da capacidade de interpretação do jogador


*** 3 - Usar a fala na terceira pessoa;  usa-se "/me" antes da fala


*** 4 - Esqueçam TAGs: em um RP  nao se sabe nomes ou raças dos demais  jogadores. A nao ser que fique pre-determinado antes, no caso de alguns jogadores estabelecerem alguma relação com outros. Lembrem que cada raça mantem-se em segredo, assim como nos, tambem nao podemos revelar a nossa.

- Em seus pensamentos o jogador pode citar algo pessoal, porém isso não estará sendo declarado não pode ser usado de referencia.

EX:
- Iven Hallison tem um forte pressentimento.... sua intuição nunca a engana... algo maligno esta prester a acontecer, em suas reflexoes, percebe que não ha o que possa fazer, resolve entao voltar ao eden e dentre seus poderes celestias, tenta a abertura de um portal

->entao, eu nao estou dizendo para ninguem que sou um celestial, especifiquei um poder dos celestiais, mas quem ler isso, nao podera nunca tomar de referencia quanto a minha raça para usar contra mim no RP


*** 5 - Falas entre aspas e pensamentos entre asteriscos:

EX:
- Iven chega de encontro ao grupo e comprimenta os ali presentes "boa noite"
- Iven chega de encontro ao grupo, ve aquelas pessoas reunidas, porem em silencio e pensa *o que estariam fazendo aqui?*


*** 6 - Fala fora do RP, entre (( )): quando quiser falar algo fora da ação, tipo ((1 min rl))


*** 7 - Quando fizer a ação, nunca faça nada pela outra pessoa. Se fizer uma ação que espere a reação de outro jogador, deixe que ele a conclua

EX:
- Iven presenteia sua afilhada com uma linda rosa branca, percebe a alegria estampada no rosto da amiga que lhe sorri agradecida

-> quem tem que rir e agradecer é o outro jogador, deixa q o outro faça sua ação, vc pode dizer q deu a rosa esperando que ela fique mto feliz, etc, mas a ação é de outro , ele quem vai dizer se gostou ou nao do presente


*** 8 - Especificar de quem se fala entre parenteses, para que fique claro de quem ou a quem você se refere


*** 9 - Em caso de disputa usar o dado, assim como o uso de magias; entao simplificando, fez uma ação contra alguem, joga o dado, se ganhar, narra a seu favor, se perder narra em favor do adversario. da mesma forma uma magia, vc tenta usar um poder, ai joga o dado p ver se consegue concluir ou nao, e em caso de dano, também atraves da pontuação do dado se estabelece o dano ao adversario.


*** 10 - Coerencia, criatividade, objetividade: essa regra e bem pessoal e considero o fator mais "temeroso" do RP. Ações longas, complexas e com vocabulario rico e valida qdo é boa. Não adianta querer florear sua ação e se perder nela...melhor fazer uma ação curta e objetiva. Tem açoes que ficamos lendo e relendo p tentar entender...as vezes isso torna chato e cansativo o RP.  Não precisa escrever bonito para jogar, e na verdade é justamente isso que causa o temor e afasta as pessoas do RP; faça a ação da forma que vcs puderem, curta ou longa, com detalhes, sem detalhes, masss com coerencia e objetividade.


Bom,com essas regrinhas e pratica todos são capazes, o resto desenvolve com o tempo, procurem sempre participar, porque vocês se familiarizam e aprendem cada vez mais. :)

(texto criado por Iven Hallison)

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

10 dicas para se jogar um bom RPG no Second Life

1 – Se você está apenas visitando o ambiente, utilize sempre seu tag de VISITANTE. Não interfira com os jogadores e assista as ações sem atrapalhar aqueles a sua volta. Resolva suas duvidas via MI.

2- Seja paciente com aqueles que são iniciantes e não hesite em perguntar no caso de dúvidas. Mas lembre-se sempre de faze-lo via mensagem privada(MI).

3- Mantenha-se dentro do seu personagem o máximo o possível. Somente saia de personagem (OOC) se extremamente necessário. Comentários do tipo “Estou indo comer uma pizza sinistra e já volto” não acrescentam nada ao jogo e quebram o ritmo. Guarde esse bate papo OOC para as mensagens instantâneas.

4- Se é o seu primeiro contato com um personagem, lembre-se, VOCÊS NÃO FORAM APRESENTADOS AINDA. Ignore as tags com nome dos avatares (aquele que aparece sobre a cabeça), só se dirija a pessoa diretamente pelo nome se vocês forem apresentados NO JOGO.
Você também não possui nenhuma informação sobre essa personagem em um primeiro contato, por exemplo: se o personagem na sua frente estiver com uma Tag escrito “Vampiro” sobre a cabeça, não saia correndo ou tente cravar uma estaca nele, você ainda não sabe se ele é realmente um vampiro.

5- Não utilize informações OOC quando estiver atuando com um personagem IC. Por exemplo, se o avatar de um personagem tiver uma namorada ou esposa no SL, de nada vai adiantar agredi-la para ferir essa pessoa, a não ser que este relacionamento se extenda para o RPG e vc esteja ciente de que eles são um casal. Do contrário, eles sequer se conhecem dentro do universo RPG, não importa qual seja a relação de ambos fora do sim.

6 – Não apele, não seja overpower, não exagere nas suas habilidades em uma batalha. Lembre-se que todos nós queremos nos divertir e que isso aqui não é um campeonato. No caso de pensamentos contrários quanto ao resultado de uma disputa, resolva seus problemas com um GM ou via IM. Nunca arme barraco em chat aberto.

7- Não seja um poofer. Sumir no meio de uma praça movimentada é rude e se apresenta como uma ação OOC (a não ser que você seja um mago ou um personagem com a habilidade de teletransporte). Você precisa desconectar? Se despeça de todos e dobre a esquina mais próxima. Desconecte de lá. Isso torna o ambiente mais realista.

8- Evite escrever muita coisa desnecessária. É verdade que estamos aqui para extravasar o nosso veio criativo, mas imagine um local com 30 pessoas falando, o chat pulando para cima o tempo todo. É coisa demais para ler em pouco intervalo de tempo.

Ás vezes um bom e velho “Emerson Schulze apaga seu cigarro, olha ao redor e entra no bar” é melhor do que dizer “Emerson Schulze chega com um ar soturno, respira fundo, seus pés pesados passeiam pelo chão sujo, ele olha ao redor e vê as pessoas conversando, o bar é imundo, ele apaga seu cigarro com sua pesada bota e entra no bar”

Coisas do tipo “Unicornio imagina se hoje vai chover” também não acrescentam nada ao RPG. Se ninguém é capaz de ler os seus pensamentos…vc está simplesmente poluindo o chat com frases desnecessárias.

*EVITE, EM TODO E QUALQUER CASO, CAPS LOCK EM CHAT ABERTO* – se faça ouvir da maneira correta

9- Não seja um Godmodder. Godmodder são pessoas que descrevem as ações que são refletidas nos personagems ao seu redor.
Evite coisas do tipo:

“Jonh smith entra no bar, impressionando todos ao seu redor”

ou

“Jonh smith aponta a arma para Fulano, que se impressiona com a rapidez do homem, Lukash então aperta o gatilho, explodindo a cabeça de fulano, sujando toda a parede de sangue”

Poxa, deixa o coitado do Fulano tentar pelo menos reagir ao tiro! Retrate somente as suas ações…deixe a resposta para a personagem que está INTERAGINDO com você.

10- NUNCA, NUNCA LEVE AS COISAS PARA O LADO PESSOAL. ESTAMOS TODOS INTERPRETANDO PERSONAGENS. Não é porque o Vampiro odeia Humanos que o cara que o controla vai sair mordendo todo mundo que ele ver na rua. Se alguem te agredir verbalmente durante um RPG, lembre-se que ele está somente INTERPRETANDO (A não ser que ele esteja utilizando informações OOC, neste caso contate um GM via IM ou alerte essa pessoa para que pare), isso não quer dizer que essa pessoa é grossa ou rude na vida real. SAIBAM SEPARAR AS COISAS.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////



1) Sobre os 3 turnos de aproximação:

Devem ser respeitados tres turnos de aproximação na hipótese de um RP estar acontecendo em um ponto da ilha e você não estar lá. Para conseguir "chegar" ao RP, deve-se respeitar 3 turnos da seguinte forma:

A) Fazer ações durante o trajeto.
Exemplo:

1o. turno: sair do local
2o. turno: se encaminhar para o local
3o. turno: se inteirando dos acontecimentos
4o. turno: interagir com os presentes

Essa regra vale PARA qualquer RP.
O personagem deve interpretar corretamente as ações e NÃO levar em consideração as informações lidas nos turnos ANTES da chegada efetiva no RP (1o. e 2o. turnos), salvo se ele obtiver informações de telepatia, ligação de celular, datapod, etc, ações essas que devem estar descritas no rp corrente.


B) Aproximação em RP estando no campo de visão do local (ex. rp em uma ponta da praça e o player que quer entrar na outra ponta da praça)

2 turnos de aproximação, da seguinte forma:

1o. turno: vê a movimentação
2o. turno: se aproxima do objetivo
3o. turno: entra no RP interagindo



3) Sobre RP ON (caso do note do Logan)

Esclarecendo que RP na ilha é 24h ON.

QG e WA são locais permitidos para camp. QUALQUER outro lugar o player está passível de ser chamado para RP e, mesmo away ou busy e com DCS desligado, pode ser chamado para um RP. Não respondendo, está sujeito às punições definidas da ilha.

Exceções: Assassinos (tem passe livre em qualquer local, exceto residências e podem matar) e seniores (que podem se negar a fazer RP por se tratar de posição que exige atenção em várias situações ao mesmo tempo) - Esclarecendo que já estamos marcando uma aula só sobre os assassinos.



4) Sobre ações físicas - ATAQUE X DEFESA

Como descrever:
Ao fazer uma ação de ataque o player deve descrever a ação com detalhes, mas NÃO pode assumir que o ataque vai ser realizado e nem assumir ações para terceiros e em seguida rolar o dado clicando em ATACAR.
Ex: Nix Zenovka pega sua adaga e TENTA cortar a garganta de Nailee

Ao se defender de um ataque deve-se escolher no HUD:

Esquivar (avoid) - em caso de ganhar a defesa a ação é descrita logo após o resultado do ataque x defesa (dado), dizendo somente o que fez para se esquivar do golpe e o turno volta para a ordem normal. ATENÇÃO: o player que se esquivou NÃO perde o lugar dele no turno.
Ex: Nailee Catteneo dá um pulo para tras tirando a garganta do alcance da adaga de Nix.

Em caso de absorção do ataque ou perda nos dados:
O player atacado não descreve nada. Então o atacante clica no botão "DANO" do HUD para aplicar os danos no HP (healthpoints) do player atacado e o turno continua.



5) Sobre Magias

Magias utilizam DADO x DADO

Se tiver somente descrito (5) ou (+5), por exemplo considerar-se-á SOMENTE o dano da magia. SEM ATAQUE E DANO DO HUD

As magias que tem descrito (força +n) - sendo n o valor do dano a se diminuir na HP deve-se utilizar ATAQUE e DANO do HUD e retirar depois dos hitpoints atualizados o valor de "n' manualmente, clicando-se em "-" (menos) no HUD, logo abaixo dos HP e informando a ele o valor de "n" a se retirar.



6) Definição de conceitos de:

DOMINAÇÃO
Não quebra a magia. somente depois dos turnos definidos no sistema da mesma.

TRANSE
Se tirar do campor visual do player, a magia é quebrada, independentemente dos turnos de validade dela

FASCINIO
Se o "atacante" for bruto ou fizer alguma ação violenta contra o "atacado" a magia é quebrada, independentemente dos turnos de validade

HIPNOSE
Se não for dado o comando direto ao dominado no PRIMEIRO TURNO da magia ela NÃO VALE MAIS. Ou seja, a magia deve ser descrita já com o comando relativo a ela.




7) Leitura de mentes.

Existe um notecard publicado explicando sobre os níveis de leitura de mentes.

􀀁

A leitura de mentes deve ser interpretada pelo personagem que está sendo "lido", cabendo a ele descrever as informações contidas no nive da leitura

ATENÇÃO: LEITURA DE MENTES NÃO ENVIA COMANDOS. Não se pode enviar um pedido, uma ordem etc. A mente somente é "aberta" ao atacante e cabe a ele "pescar" as informações que o atacado dá.

Tempo definido para "leitura recente" - 7 dias de Sl = 1 mes de RL




8) Sobre rolagem de sucesso (dice roll)

sucesso é SOMENTE o valor do DADO (dice) e para se ter sucesso deve-se atingir um valor de 6 (seis) ou acima

OU

Conforme descrito no sistema da magia.




9) Qtde. de players em RP

Máximo 5 por raça no RP
Máximo de 15 players no RP

INDEPENDENTEMENTE DE ALIANÇA OU NÃO.
NÃO TEM QUANTIDADE DEFINIDA DE RAÇAS POR RP.

Autores deste texto



Nix Zenovka
Nailee Catteneo
Logan Nansen